segunda-feira, 13 de abril de 2015

7 passos para evitar a Dengue.

A Dengue é uma doença muito comum em zonas onde as chuvas originam águas paradas, que é o local perfeito para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, conhecido em alguns como "patas brancas". Os seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum, o que pode levar a uma descida alarmante das plaquetas e a um quadro muito mais complexo. Embora apenas em casos pontuais esta doença possa conduzir a um desfecho fatal, é importante tomar as devidas precauções para a evitar e prevenir a Dengue.   


1 - O problema da Dengue está nos sintomas que apresenta que muitas vezes não são levados a sério pelo paciente, que os confunde com um resfriado ou um mal-estar geral. Quando as plaquetas baixam de forma alarmante o paciente pode entrar num quadro de Dengue hemorrágica, que caso não seja atendido a tempo, pode por a sua vida em perigo. Portanto a principal dica para manter esta doença à distância é a prevenção para evitar que o mosquito Aedes Aegypti prolifere.

2 - Se por algum motivo armazena água no seu lar, é muito importante manter bem tapados todos os recipientes, pois este mosquito costuma se reproduzir em águas paradas e contaminadas. Do mesmo modo é conveniente eliminar a água parada que fica depositada nos diferentes objetos do nosso jardim depois da chuva.

3 - Se em casa tem um lago ou uma piscina é fundamental tratar a água com os produtos recomendados para evitar a reprodução de larvas e insetos, desta forma conseguirá prevenir a possibilidade de contrair a Dengue.

4 - Verifique se em sua casa ou nos arredores mais próximos existem poços, tanques ou espaços vazios que podem estar armazenando água parada. Se assim for, o melhor é enchê-los com terra ou cimento para que estes não se transformem num espaço perfeito para a proliferação do mosquito responsável pela Dengue ou de outros insetos que possam transmitir doenças.

5 - Se em sua casa existem muitos mosquitos é conveniente pensar na instalação de redes especiais nas janelas e portas para proteger o interior destes insetos. Na época das chuvas ou de muito calor é conveniente o uso de repelentes para o lar, também é oportuno aumentar a prevenção para evitar contrair a Dengue.

6 - Se tem dor de cabeça constante, febre, fraqueza, dor nos ossos, erupções cutâneas e mal-estar geral, vá ao médico para descartar a possibilidade de se tratar de um caso de Dengue.

7 - Se deseja ler mais artigos parecidos a como prevenir a Dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário